Marca Pessoal

Do ponto de vista do conhecimento, nada existe sem um nome. Por mais genérico que possa ser, os nomes estão por toda a parte, sejam nos objetos, nas pessoas, nos animais, comidas, cores, produtos, negócios, e servem de identificação e diferenciação para tudo o que existe. Marcas e nomes não são exatamente a mesma coisa, mas estão intimamente ligados, numa relação dialética, onde um não existe sem o outro. Quando pensamos em marcas, pensamos em nomes. E quando pensamos em nomes, pensamos em mais diversos outros nomes que representam nossos conceitos, ideias e posicionamento dessas marcas em nossas vidas.

O poder transcendental da marca é o que justifica o trabalho de branding, pois é através desse processo que um simples nome ganha um universo de significados que podem ser revertidos em resultados financeiros. Uma marca é mais do que somente as letras que a compõe, e muito além do que um símbolo que a representa. As marcas carregam essa riqueza de percepções oriundas, principalmente, do relacionamento, entre emissor e receptor, pelos mais distintos canais.

Sua marca é o que vai te identificar e diferenciar durante toda a sua vida. Ela é a única que pode ser eterna, pois todos nós sabemos que um dia vamos morrer. Sua marca diz a maneira como as pessoas olham para você, como elas te percebem e conceituam. Seu nome carrega sua marca. Tudo o que você faz interfere na sua marca. A maneira como você age, como fala, como se apresenta, seu estilo, onde vive, o que consome, tudo isso junto, colabora para que as pessoas criem um conceito sobre quem você é. As marcas também são pessoas! Pessoas que imprimem uma identidade e relevância, e que de fato, marcam!

Trabalhar a marca pessoal hoje em dia não é mais um luxo, mas sim uma segurança em tempos tão instáveis. E hoje, com a internet, o que se observa é que as marcas pessoais começaram a assumir a sua função estratégica, agregando valor à imagem de um profissional, assumindo o "poder mágico" para criar e transformar realidades, oportunizando o sucesso profissional em tempos difíceis de empregabilidade.

Quando uma marca tem claro o seu propósito, todo trabalho ganha um sentido. Fica mais fácil ter resultados positivos com clareza da missão e visão. A marca pessoal não transforma o indivíduo em um produto humano a ser comercializado. Mas não fecha os olhos para a responsabilidade que cada um deve assumir com sua carreira. O gerenciamento inteligente de sua marca pessoal é imprescindível para compreender a grandeza do seu nome e como ele pode interferir positivamente ou negativamente na vida das pessoas, principalmente nas decisões de compras. É assim dentro de fora das organizações.

Branding não é um nome moderno para marketing, tampouco uma moda para tempos de crise. Branding é construção de valor, é a busca por gerar um significado positivo a um nome, seja ele de um produto, um serviço, uma empresa ou um profissional, e como utilizar isso a favor de melhores resultados constantemente.  O que o branding faz é promover a capacidade de avaliar a eficácia de suas habilidades para os distintos momentos e desafios da vida, e como confrontá-las me busca da melhoria contínua.

Então, se você também está buscando encontrar sentido em todas as dimensões da sua vida e anda meio perdido, sem saber para onde ir, talvez o branding seja o apoio que sua nova fase necessita. Estamos em uma era de mudanças profundas e é chegada a hora de ousar a ser dinâmico e diferente, desafiando a si mesmo a gerenciar de forma inteligente o seu ativo mais importante: a sua marca. Não dá mais para terceirizar o seu maior patrimônio. Aprenda a se adaptar ao mundo moderno e deixe fazer valer o melhor de ti.

E para finalizar, entenda que todos temos uma marca pessoal, mas a maioria das pessoas não percebe isso e não a administra de forma estratégica, consistente e eficaz. É necessário assumir o controle da própria marca, da mensagem que transmite e da maneira como afeta a percepção que os outros têm de nós. A maioria das pessoas desenvolve sua marca acidentalmente, sem compreender o seu poder comercial e sua possibilidade de gerar lucros.